12 de julho de 2010

Palavras mais usadas no mundinho fashion!

Sempre rola aquela dúvida básica quando estamos lendo revistas de moda e aparecem aquelas palavras do tipo: "prêt-à-porter" ou "high-tech". Então resolvi criar este post com significados de algumas mais usadas.

Vintage: a palavra de origem inglesa indica a safra de um vinho (vint = safra da uva e age = idade). Nos anos 80, veio para a moda como uma referência a roupas de outras épocas que ganharam valor por sua atiguidade, como acontece com o vinho. Você pode achá-las em brechós que em RC não tem nenhum bom ou dando uma boa garimpada no armário da avó.

Hi-lo: formado pelas palavras high e low (alto e baixo), é um mix de peças extremamente opostas: caríssimas com superbaratas ou despojadas com outras cheias de brilho. É o queridinho das celebridades .

High-tech: vem de high technology (alta tecnologia) e é usado para roupas com design arrojados e materiais sintéticos. O dry-fit, por exemplo, tecido usado em roupas esportivas, permite que o suor evapore e a peça fique seca rapidamente.

Oversized: a tradução é "bem grande". O termo é usado para peças com tamanho amplo. Nesta estação, por exemplo, a skinny dá lugar a modelos de calças oversized (sarouel, boyfriend's, ponts, pantalona, harém). Outras peças, como blusas e bolsas, também podem ganhar esse adjetivo.

Prêt-à-porter: o famoso P, M, G. Sabe aquela blusa que você tem e a sua amiga também? Ela é prêt-à-porter. Do francês "pronto para usar". Nos anos 40, a expressão ganhou força nas principais passarelas mundiais.

Streetwear: a moda de rua é esportiva e despojada. Ganhou força nos anos 80, quando o tênis saiu das quadras e foi parar no pé da galera. Uma precursora do estilo é Madonna ADORO. Em 1994, ela usou um vestido da Adidas e fez a marca virar um ícone do streetwear.

T-shirt: o termo começa com a letra T para associar justamente ao formato da camiseta. O legal da T-shirt é que ela pode expressar a opnião e a personalidade de uma pessoa. Por exemplo: uma garota romântica usa T-shirt com estampa de coração. Uma menina básica prefere a branquinha.

Pin-up: durante a Segunda Guerra Mundial, nos anos 40, os soldados se divertiam com fotos de pin-up girls (garotas penduradas). Elas estampavam os calendários despendurados nas paredes. O estilo era sensual: pernas de fora, peças que marcavam a cintura e decotes generosos. Mas nunca vulgares. É o look da personagem Betty Boop e da cantora Katy Perry.

Hype: se está em altura, é hype! Inicialmente usada para supervalorizar uma pessoa ou uma mercadoria, essa palavra inglesa entrou para o vocabulário da moda nos anos 90. Virou sinônimo de algo que está fazendo muito sucesso no momento, como o romântismo, hype dessa temporada.

It: ter um IT significa ter algo a mais. Uma peça específica por ser o IT que faltava no seu look. Uma it girl é uma garota que se destaca pelo seu estilo e é copiada por outras meninas. A Paris Hilton, com seus minivestidos, é uma it girl. A Kate Moss e Alexa Chung também.


Beeeeeeeijos,
por: @giuseneme