18 de julho de 2010

O que acontece quando beijamos?

Assim que os lábios se tocam, o cérebro entra em ação: ele libera na corrente sanguínea neurotransmissores, substâncias químicas responsáveis por transmitir mensagens ao organismo. Logo que começam a percorrer o corpo, provocam sensações físicas agradáveis, como  frio na barriga, relaxamento e  vontade de nunca mais parar de fazer aquilo. De acordo com os especialistas em filematologia (a ciência que estuda o beijo), a química que está relacionada ao ato de beijar é o que nos faz  ter vontade de repetir a experiência várias vezes. Os cientistas também já descobriram que, depois de um beijo daqueles bem demorados, o nível de cartisol -hormônio do estresse- cai. Ou seja, relaxa e acalma.

Coração - uma onda de adrenalina é descarregada no corpo, fazendo o coração batrer mais forte: ele pode chegar a 150 batimentos por minuto - o dobro do normal. Isso aumenta a oxigenação das células, estimula a circulação e diminui até a insônia e as dores de cabeça!

Cabeça  - algumas áreas do cérebro (a hipófise e o hipotálamo, por exemplo) liberam sustâncias químicas, como as endorfinas, que dão a sensação de bem-estar, a feniletilamina, uma das responsáveis pela paixão e a ocitocina, que nos faz sentir unidos à outra pessoa.

Barriga - você tem aquela sensação de "borboletas no estômago", que também é causada pela adrenalina. Assim que ela começa a correr pelas suas veias, faz com que o fluxo sanguíneo do estômago seja desviado. Esse desvio repentino causa aquele friozinho bom..

beeeeeeijos,
por: @giuseneme


Fonte: Lidia Weber, professora de Relacionamento Amoroso ( faculdade de psicologia da Universidade Federal do Paraná) e Rosângela Epifânio, professora do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense